Defeitos não fazem mal...

08:45 Ticiana Souza 8 Comments

Hoje eu li uma frase que me fez pensar nas coisas dessa vida...

"Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir"
Machado de Assis

Quantas vezes a gente pára em nossos defeitos, limitações e nos fechamos para o mundo, para as pessoas.
Criamos um mundo onde existem proteções, onde as pessoas não precisam saber quem eu sou de verdade, e assim, não sabem dos meus defeitos.

'Amizades' superficiais, pessoas que riem comigo, se divertem comigo, vivem o mundo legal e fácil.
Minha casa é o meu baú, onde ficam as minhas verdades, meus problemas, defeitos, tudo aquilo que eu acho, EU ACHO, que pode afastar as pessoas de mim.

Aquilo que pode fazer as pessoas não me amarem...

Que mentira mais ridícula e traiçoeira!

Quando nós escondemos a nossa verdade - e aqui entra meu lado bom e meu lado ruim - construímos tudo em cima da areia... Na primeira chuvinha, tudo desaba.

E pior, quando algo ruim acontece - e essa hora sempre chega - não há quem possa ajudar de verdade, não há quem possa dizer o que é preciso ouvir... Há apenas a solidão, o problema e eu.

O mais bonito desse processo de aceitar e mostrar quem eu sou é que, a medida que isso acontece, aquilo que era defeito, vai sendo lapidado, transformado com a experiência que faço comigo mesmo e com outro.

Compartilhar quem somos, reconhecer que temos nosso 'lado de escuridão', nos faz ter vontade de ser melhor. Nos faz experimentar o amor de verdade...
Amor por si próprio e o amor do outro.

Quem assume o que é, não com a ilusão de que ' eu sou assim, me aturem', mas 'eu sou assim, me amem e me ajudem a ser melhor', NUNCA perde...
GANHA sempre mais amor, amizade, amadurecimento, felicidade, paz...


Que eu possa assumir cada dia mais quem eu sou, sem medo de pedir ajuda para melhorar, pois eu sei que aquilo que falta em mim, pode estar no outro...

Eu quero ser eu mesmo, eu quero ser melhor!

8 comentários:

  1. Se expor é um risco, sempre é, mas só chega em 1º lugar quem correu o risco de ficar em segundo. Todo risco vale a pena se ele é compreendido e analisado. Não posso ser um inconsequente mas a capacidade de se lançar é caracteristica de quem quer viver uma vida que vale a pena. Valeu pelo post Tici.

    @fabphn

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre busco a transparência no meu modo de ser. Transparecer o lado bom e o lado ruim também. Quanto ao lado ruim, há quem conhece e já sabe lidar com ele e há quem conhece e não aprendeu ainda, mas tudo é um processo de aprendizado que envolve muita paciência, e isso, em qualquer tipo de relacionamento. e a principal pergunta a ser refletida é: meus defeitos me torna uma pessoa insuportável? se a resposta for sim, é preciso uma mudança de comportamento aí

    ResponderExcluir
  3. "A unica forma de se conhecer é olhando pra dentro de si mesmo sem preconceito e depois decidinho todos os dias a sair de si para ser melhor para o outro!

    ResponderExcluir
  4. "Quem assume o que é, não com a ilusão de que ' eu sou assim, me aturem', mas 'eu sou assim, me amem e me ajudem a ser melhor', NUNCA perde...
    GANHA sempre mais amor, amizade, amadurecimento, felicidade, paz..."

    Este é o segredo, não esconder os defeitos mas tbm não se acostumar com eles e deixar de enfrentá-los...
    Este é nosso eterno aprendizado.
    Cair, levantar.
    Erguer, recomeçar.

    Belo post Tici =]

    ResponderExcluir
  5. Talvez amizade seja isso...

    Ver o outro com seus defeitos e qualidades e saber que mesmo naqueles “defeitos” ele pode me completar a partir do momento que Eu ajudo ele ser ele mesmo ,sem máscaras,sem medos,sem julgamentos!

    Que eu possa ser sempre eu mesma ao seu lado e mesmo com as minhas limitações e imperfeições, possamos nos completar naquilo que nos faltar!

    Te amooooo
    Bjusss
    Dany Tonolli

    ResponderExcluir
  6. Prá variar sempre tem um cantinho para mim em seus relatos de uma vida em construção :)

    Você me fez lembrar daquela música da Ziza..
    ♫O que agrada a Deus
    Em minha pequena alma
    É que eu ame minha pequenez
    E minha pobreza
    É a esperança cega
    Que tenho em sua misericórdia♫

    Ao reconhecer quem somos para nós mesmos, nos colocamos como dependentes dessa misericórdia e quando aprendemos a viver uns com os outros nessa verdade, o seu contente completa o meu.

    E o mais lindo é me permitir ser de carne e osso. E quando me encontrar nas mais miseráveis condições, poder contar com a misericórdia de Deus no coração de quem nos ama e também amamos!

    Obrigada lindaa, por mais uma vez compartilhar a graça de Deus da sua vida para que eu desejar ainda mais na minha!bjão

    ResponderExcluir
  7. "Minha casa é o meu baú, onde ficam as minhas verdades, meus problemas, defeitos, tudo aquilo que eu acho, EU ACHO, que pode afastar as pessoas de mim."

    Quantos de nós vivem esta frase, quão dura é a vida com medo e escondido em sorrisos para o mundo.

    O exercicio da mudança, de tentar ser melhor, mas com amor e amizade, de coração aberto, nos aproxima de pessoas especiais, de pessoas que querem nosso bem e pessoas querem ouvir nossas alegrias e tristezas.

    Acordar e encontrar este belo texto seu, foi um presente de Deus. Obrigado por partilhar palavras não só bonitas, mas verdadeiras e que fazem não só eu, mas todos que pararam pra ler, repensar pelo menos um pouco do seu "baú" dos seus "esconderijos e medos".

    Beijos e mais vez obrigado! Max

    ResponderExcluir
  8. Que linda...
    é isso msm, e mesmo porque, quem vive de aparências e tentando enganar aos outros escondendo seu proprios defeitos, no primeiro descuido a máscara caí, é muito mais bonito vc ser vc mesmo desde o começo, seus amigos te amarão da forma que vc é..e o que tem que ser mudado, com amor eles ajudarão a mudar....
    ouvi semana passada de um amigo...
    " Talvez o que falta nele esteja em vc...e o que te falta, pode estar nele" ... mas o primeiro passo é nos aceitar como somos...

    Saudadeee Tici!!!!

    bjooo

    Crika

    ResponderExcluir