Sobre os amores líquidos...

11:51 Ticiana Souza 3 Comments



Esses dias li um artigo muito bom sobre relacionamentos modernos e o tal do Amor Líquido, que é tema de um livro do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Ele escreve que vivemos tempos em que nada é feito para durar. As relações humanas são frágeis e a sociedade está tendo dificuldades em se comunicar e manter laços afetivos. 

Bom, fiquei pensando... Meus pais são casados há 32 anos e às vezes eu olho e penso: mas como é que eles conseguem?! Eu já cantei em alguns casamentos, chorei em vários rs. Acho lindo ver alguém que realmente vai pro altar sabendo o que aquilo significa. O que amar significa.

Talvez eu ainda esteja com dificuldades...


Bauman diz algo que me fez pensar, mandar links pra vários amigos e até mesmo sentar pra escrever hoje:
1 - Há uma diferença grande entre fazer uma amizade olhando nos olhos e fazer uma amizade em uma rede social.
2 - Há uma diferença maior ainda entre romper uma relação pela internet e rompê-la cara a cara.

Realmente são tempos difíceis para relacionamentos humanos. A gente vê muita gente do nada dizendo um "eu te amo", declarações enormes, fotos com emoticons e tudo lindo e feliz. Mas dias depois, acabou tudo, excluí a foto, muda o status, deixa de seguir e tá tudo bem. Será que era amor mesmo?

Sabe, a melhor coisa que eu tenho na minha vida é a minha família, e eu sempre falo que família é uma das coisas que realmente valem a pena construir nessa vida. Não sou "alguma-coisa-ISTA", não sou contra a família, nada disso pelo amor de Deus!!!!
Eu só estou olhando pra minha própria vida, sociedade e pedindo: gente, muita calma nessa hora!!! 

Ter um relacionamento é muito mais do que tirar selfies, curtir e mandar emoticon... É uma vocação, um chamado específico, algo que precisa ser muito bem discernido e construído, como qualquer outro chamado e vocação. 

Outro dia eu estava tomando café com a minha mãe, ouvindo histórias de casais que ela e meu pai atendem em oração e ela me disse algo que fez todo sentindo: “filha, nem todo mundo deveria casar, ter filhos. Nem todo mundo nasceu pra isso.” E tá tudo bem e tem que estar tudo bem!

O que eu gostaria muito (e rezo por isso), é que a gente parasse de se cobrar por coisas que não aconteceram, porque talvez não estejamos preparados para elas, ou porque ainda chegou o tempo de acontecer. Sem pressão! Existe um tempo para cada coisa...

O amor não é fácil. E só acontece aonde existe solo fértil para florescer. E esse "solo" é muito mais do que ter dinheiro, carreira, status, sei lá o que... Precisa de cuidado, amadurecimento, e principalmente EQUILÍBRIO!

Equilíbrio é a palavra de ordem. Não dá pra acreditar em príncipe encantado, mas também não podemos viver achando que ninguém vale a pena, que nada pode ser duradouro e verdadeiro.
São João Paulo II disse algo sobre o amor que eu gosto muito e que podemos aplicar a todas as formas de amor, seja na amizade, na família, os nos relacionamentos sérios:

“O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente.” 
(Encíclica Redemptor hominis, 1979)

Vamos aprender a ouvir, acolher e a entender o tempo, a história, as feridas do outro e as nossas também. Vamos aproveitar as situações, os encontros e os grupos de WhatsApp para nos conhecermos DE VERDADE, e evoluirmos juntos. Vamos dar sentido a nossas vidas, nossas fotos, nossas redes...

É incrível poder ter pessoas para nos ajudar a encontrar o que pode ser melhor em nós. Não sei, talvez seja daí, desse conhecer de verdade que brotem os verdadeiros amores. Da amizade sincera, da doação sem interesse, sem segundas intenções. Se não for pra casar, pode ser um amigo-anjo que vai fazer sua vida milhões de vezes melhor.

Seria utópico? Bom, quando eu olho pros meus pais eu penso: ok, todo mundo tem a chance de ser feliz de verdade, basta saber trilhar o melhor caminho, o seu caminho. 
Bora?


3 comentários:

  1. Bora?? Amar de verdade? Lembre-se: "A medida do Amor é Amar sem medida"

    Só podemos Amar aquilo que conhecemos, Deus é Amor...e as vezes nos esquecemos de Amar o Amor... retribuir esse Amor que Deus nos oferece todos os dias, Amando o nosso irmão. Porque nos perdemos, em nós mesmos com coisas irrelevantes, pois deviríamos nos preocupar somente em amar À Deus, em ser caridoso com o nosso próximo que é o que realmente importa.
    Bom eu poderia ficar aqui escrevendo muito e muito... mas estaria Amando pouco pouco, pois as palavras, quando não se transformam em obras são mortas.
    Eu só sei que: Amar! Amar! é o Verbo que eu quero sempre conjugar (Autor desconhecido).

    Amo suas reflexões! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! Bora! Obrigada por comentar é muito bom poder partilhar vida... =)

      Excluir
  2. Há quem diga q as pessoas procuram o amor como solução p todos os problemas qdo,na real,o amor é a recompensa por vc ter resolvido os seus problemas. Concordo plenamente, aí se constrói solo fértil. Serenidade é tudo!

    ResponderExcluir