Segredinhos para ensaiar e estudar Canto Coral - Dicas da Tici
Em minhas pesquisas e leituras encontrei essas 15 dias muito preciosas, práticas e simples que contribuem muito para todo tipo de coro. Esse é o tema do Dicas da Tici dessa semana!
1. Frequência: é fundamental! Faltar ao ensaio faz com que você se distancie de todo o processo, além de desfalcar seu naipe. Somos muitos, mas cada voz é muito importante! Portanto, faça o possível para estar sempre presente.
2. Pontualidade: também é fundamental!
Procuramos ensaiar com a carga mínima necessária para que nosso trabalho
aconteça. Calcule seus horários para que você não perca os preciosos minutos de
nossos ensaios.
3. Pasta para arquivar as partituras: você
deve trazê-la para TODOS os ensaios, mesmo quando já sabe uma música de cor.
Muitas vezes, faremos modificações significativas e, convenhamos, se o regente
disser “vamos pegar do compasso 20, segundo tempo” você, provavelmente não
saberá do que se trata se não estiver com a partitura na sua frente.
4. Partituras: ainda nesse assunto,
lembre-se que quando cantamos com a partitura na nossa frente, podemos usá-la
como recurso de ricochete de voz, fazendo com que nos ouçamos melhor durante o
ensaio. Portanto, dividir a partitura com o colega, além de ser mais
dispersivo, nos priva desta facilidade.
5. Lapiseira: é elemento essencial de nossos ensaios.
Tudo deve ser anotado, para que não percamos tempo repetindo o que já foi dito,
corrigido ou modificado. Há marcações valiosas como respiração, alteração e/ou
correção de uma determinada nota, passagens complicadas que precisam ser
enfatizadas, pronúncia de língua estrangeira, etc. O que não for anotado poderá
ficar esquecido e terá que ser relembrado, gerando pouca produtividade no
ensaio.
6. Postura: por mais cansados que estejamos, existe
uma postura comprovadamente importante para cantarmos bem. Isso deve ser
respeitado, sem que o regente precise chamar a atenção o tempo todo.
7. Nota de início: muitas vezes nos acostumamos
a não saber a nota com a qual vamos atacar um trecho e ficamos esperando os
colegas de naipe começarem. Isso gera um efeito horrível, pois se muitos do
coro partirem deste princípio teremos um grupo que só acerta a partir da
segunda nota!
8. Concentração: por mais irresistível que
seja, devemos sempre deixar a conversa para o intervalo ou para depois do
ensaio. Estar concentrado no trabalho desde o aquecimento é a certeza de um
ensaio fluente e proveitoso, o que sem dúvida, acarretará em muito prazer!
9. Comentários: sempre que o regente corta
um trecho, é porque deve ter algo a dizer! Portanto, espere o comentário dele,
ao invés de sair trocando “ideia” com o colega do lado!
10. Comunicação: caso precise faltar,
comunique-se com algum deles, avisando previamente do desfalque. Caso isso não
seja possível, entre em contato com um dos colegas para saber o que ensaiamos,
para que você não se sinta “boiando” no ensaio seguinte.
11. Rouquidão: recomendamos que o coralista
que está rouco – salvo quando sente mal estar – participe do ensaio, sem
cantar. É uma forma de não perder o contato com o que estamos trabalhando e com
certeza poupará trabalho quando ele voltar a cantar. E não se esqueça de deixar
seu regente ou preparador vocal sempre a par do seu desempenho; qualquer
desconforto, dor, cansaço vocal, rouquidão, irritação, etc., deverá ser
comunicado imediatamente!
12. Gravador: não há nada de errado em levarmos um
gravador para os ensaios. Muito pelo contrário, isso facilita bastante àqueles
que não sabem ler partitura, além de possibilitar a escuta das músicas
gravadas, enquanto executamos outras tarefas do dia-a-dia. Bem, essa lista vale
para todos os coros! Não há ordem de importância; cada tópico listado servirá
para que a atividade coral seja algo muito mais prazeroso para todos!
13. Treino individual: quando o regente estiver
passando um naipe, otimize seu tempo e cante mentalmente a sua linha. Esse é um
difícil exercício e só a tentativa já o deixará mais seguro quando for a hora
de cantar de verdade! Experimente!
14. Lubrificação: beber água durante os
ensaios pode ser muito valioso para a proteção das cordas vocais. Procure
trazer uma garrafinha (para evitar sair do seu lugar) e encha com água em
temperatura ambiente.
15. Caixinha: se foi estipulada uma caixinha, não faz
sentido alguns alunos pagarem e outros não, fora os casos justificados
previamente. Portanto, por menor que pareça ser a quantia, esteja em dia com
seu grupo!
0 comentários: