Acomodar jamais!

12:07 Ticiana Souza 0 Comments

Tudo o que me acontece tem algo há me ensinar. Mesmo aquelas situações que não deram muito certo, as difíceis e dolorosas.
Tenho olhado a vida como o ciclo de uma árvore. Toda árvore, por maior que seja, já foi pequenina, uma semente. Sua vida começou com a doação dessa semente, o que me faz acreditar que não importa o tamanho, todos têm algo bom para plantar, doar, acrescentar!

Li um padre amigo dizer algo que me fez pensar sobre isso: “Para que novas coisas sejam feitas é preciso total desapego do que está velho, ou se tornou rotineiro e não impulsiona a renovação. O ser humano possui o hábito de acomodar-se quando acredita que ‘já está tudo bem’, ou que a situação está cômoda e não há necessidade de mudança, ai é que precisas mudar tua forma de raciocínio, não deves acomodar-se nunca” (Pe Alexandre Paciolli).



Toda árvore precisa de cuidados, precisa de um bom solo, compatível com o que ela é e precisa pra crescer forte. E eu me pergunto: quem eu sou?
Acho que é uma pergunta que vamos responder ao longo da vida, mas somente a partir do momento em que decidimos viver todos os processos naturais da vida. Volto a me lembrar da árvore.
Ela tem momentos imponentes, folhas verdinhas, flores e suas cores radiantes e seus frutos. Mas também há o tempo das folhas secas, das podas dos galhos para que cresçam mais fortes.

É assim na vida também! Cada processo que se vive precisa ser fecundo, bem vivido, encarado como uma oportunidade. Quem foge das podas, por exemplo, pode não estar forte o suficiente para dar frutos no tempo devido.


Cada dia mais eu percebo a importância de ser sincero e verdadeiro com os outros e consigo mesmo. Se eu me encho de máscaras, de fugas, de coisas superficiais para agradar um e outro, pra tentar conseguir isso ou aquilo, pra esconder meus limites; talvez jamais saberei se é hora de podar ou de dar frutos. Não é possível se conhecer e viver em harmonia se não há verdade.


Não sou a árvore mais bonita do jardim, mas a minha busca ainda não terminou. Hoje sou feliz porque com algumas podas, colho frutos maduros de sementes que plantei e cultivei ao longo do tempo. E mesmo que algumas vezes eu não acerte, sei que meu amor e carinho é fecundo e sincero, e com certeza plantou sementes por onde passei.


Perdi coisas? Sim. Mas o que foi construído dentro de mim por todas as experiências vividas, fazem minhas raízes cada vez mais fortes e profundas, por isso eu sei que ainda tenho muitos galhos para florir, frutos pra colher, podas para sofrer, mas sempre com uma paz imensa em descobrir todo dia um pouco mais de quem eu sou.

0 comentários: