Esse mundo está perdido!!! Será?

14:26 Ticiana Souza 0 Comments

“Os jovens buscam cada vez mais no suicídio uma fuga para seus sofrimentos”. Essa foi a chamada da matéria que eu li hoje de manhã e que me deixou inconformada! Me chamou atenção e me fez pensar sobre a sociedade em que vivemos e o que estamos fazendo com ela...
Segundo dados do Mapa da Violência 2014, a taxa de suicídio de jovens com idade entre 10 e 14 anos aumentou 40% no Brasil nos últimos 10 anos. Entre os jovens com idade entre 15 e 19 anos, o crescimento foi de 33%. Deixo aqui o link da matéria completa, vale a leitura.

Eu sou católica, canto, componho, escuto muitas partilhas, sofrimentos, lutas de tanta gente que busca ter paz, ser feliz, e fico muito incomodada quando leio essas notícias pensando: Meu Deus, o que eu tenho feito pra tentar mudar, pelo menos um pouco, essa situação de solidão, de ódio na internet, de falta de amor, compaixão, de Deus?!

Tem tanta gente preocupada em aumentar o número de curtidas, o que falar e como cantar para conquistas as pessoas, vender mais, ser rico. Não, tem problema nenhum em querer ter uma vida melhor, o ponto não é esse.
Como católica praticante e cantante por aí, eu me sinto diretamente responsável quando leio notícias dessas, pensando: Será que eu tô contribuindo de alguma forma para que mais pessoas conheçam, façam uma experiência profunda e verdadeira com Deus, seu amor, sua liberdade, seu caminho de crescimento, aprendizado e de felicidade real?

Quando eu canto, quando eu componho, quando eu gravo um vídeo, qual é a intenção do meu coração? 





Eu acredito sim, por tudo o que vivo e vive e já vi durante meus anos na Igreja, que Deus pode transformar toda e qualquer situação de sofrimento, de desamor. A religião pra mim é esse caminho que me guia em todas as áreas da minha vida, me dá um norte, me ajuda a ser mais caridosa, a escolher o que realmente importa, a ser mais humana, a viver de verdade.

Mas será que eu tenho colocado isso em prática em tudo o que eu faço? No meu sorriso, no meu abraço, nas minhas respostas do dia a dia, com meu vizinho, meu amigo, o cara lá da facul?
É fácil falar que o mundo está perdido, que essa geração está louca. Mas quero lembrar-vos que eu e você fazemos parte dessa sociedade e geração! E aí? Estamos só reclamando, vendo a vida passar na timeline do facebook, ou colocando a mão na massa e fazendo algo concreto?

Não dá mais pra colocar a culpa na Igreja, no Mundo, no Demônio, no padre, no raio que partiu. A responsabilidade é nossa! NOSSA! Se tem gente se matando, se tem gente se perdendo, se tem gente infeliz e eu sei que isso tem um caminho de solução, eu não posso ficar calado! O meu mundinho pode ser lindo e quentinho e aconchegante, mas eu não estarei sendo um ser humano de verdade e católico se eu recusar ajuda, se eu pensar só em mim mesmo!

Precisamos parar de nos importar com o que é passageiro e focar no que é essencial, no que vai refletir em nossa vida a longo prazo, em nossos filhos, netos, na vida de quem amamos, e mais, na vida de alguém que não conhecemos, mas Deus conhece e ama e pode ter escolhido você para dizer isso a ela. Já pensou nisso?

Quantas pessoas você encontra quando vai pro trabalho? Quando sai pra comer pizza ou ir ao cinema? Quantas pessoas diferentes você encontra na Missa, no Grupo da sua Igreja e que talvez você não faça ideia dos problemas e sofrimentos guardados naquele coração. Já pensou que 15 minutos de conversa e uma oração podem mudar o rumo da vida dessas pessoas?

Há alguns dias atrás, antes de dormir, eu sentei na cama e bati um papo com Deus. Pedi perdão pra Ele se fui egoísta. Pedi pra Ele me mostrar se tudo o que eu tenho feito tem dado frutos, se tem mudado pelo menos um pouco o mundo que eu vivo. Que Ele me ajude a não perder o rumo, que eu não me esqueça do para que de tudo isso... O mais lindo é que recebi algumas mensagens depois disso, pedindo ajuda, oração; agradecendo meu vídeo, minha música, minha voz. Não tô me gabando, só estou te dizendo que quando fazemos o que é necessário colhemos o que é prazeroso, frutos lindos!

Não dá pra ser mais do mesmo, não dá pra se conformar com o mundo como está! Não dá pra ignorar que nós podemos, com amor e doação, fazer a diferença na vida de quem está ao nosso redor.
SIM! Existem pessoas de bom coração, humildes e dispostas a se doar para fazer o outro mais feliz, mais amado. E eu escolho ser uma delas, escolho todos os dias quando acordo. Repenso todas as noites se não deu pra ser melhor, e recomeço outra vez. 

É possível. É preciso. É urgente. E você pode fazer algo a respeito.

0 comentários: