Tudo o que me acontece, tem algo a me ensinar.

11:44 Ticiana Souza 3 Comments


Tudo o que me acontece, tem algo a me ensinar. Mesmo aquelas coisas que não dão muito certo, as difíceis e as dolorosas.
Tenho olhado a vida como os ciclos de uma árvore. Toda árvore, por maior que seja, já foi pequenina, uma semente. Sua vida começou com a doação dessa semente, que me faz entender que não importa o tamanho, valor social, financeiro: todos tem algo bom para plantar.

Toda árvore precisa de cuidados, precisa de um bom solo, compatível com o que ela é, seu tipo e suas necessidades. E eu me pergunto: quem eu sou? 
Acho que é uma pergunta que vamos respondendo ao longo da vida e a partir do momento que decidimos a viver e passar por todos os processos naturais da vida. Volto a me lembrar da árvore.
Ela tem momentos imponentes, folhas verdinhas, flores e suas cores radiantes e frutos. Mas também há o tempo das folhas secas, da poda dos galhos para que tudo se renove, para que cresçam mais fortes.
É assim na vida! Cada processo que se vive precisa ser fecundo, bem vivido e encarado como uma oportunidade.

Quem foge das podas, pode não estar forte o suficiente quando for o tempo de dar frutos. Quem não dá frutos, pode ser cortado, até aprender...
Cada dia mais eu percebo a importância de ser sincera, verdadeira. Com os outros e comigo mesma.
Se eu me encho de máscaras, de fugas, de coisas superficiais, jamais saberei se é hora de podar ou dar frutos.

Não sou a árvore mais bonita do jardim, mas minha busca ainda não terminou. Hoje sou mais feliz porque, mesmo com algumas podas, colho frutos maduros. Mesmo não sendo correspondida algumas vezes, sei que meu amor e carinho plantou sementes por onde passei.
Perdi coisas? Sim, algumas. Mas o que eu construí dentro de mim fazem minhas raízes cada vez mais fortes e profundas, por isso eu sei que ainda tenho muitos galhos para florir, frutos para oferecer, podas para sofrer e uma paz imensa em descobrir todo dia quem eu sou e escolher livremente o que foi feito pra mim!

O que vem pra ficar...


 

3 comentários:

  1. Esta sua bela reflexão é uma realidade! Já avia refletido nela dias atrás, quando você postou ela no dia 10 de ago de 2015, temos que ter coragem para dar esse presente para Deus que são estas "podas", nem sempre é fácil realizar estas podas, de nos libertar de certos vícios, mas são necessárias para que possamos crescer, florescer e dar frutos... pois após o homem passar pela provação, vencendo as tentações, receberá uma coroa de glória incorruptível (Tg 1, 12). Que é o que vem para ficar!
    Bom que possamos aproveitar este tempo favorável o Ano da Misericórdia em tempo da quaresma para buscar-mos a nossa conversão e nos abrir para o novo que Deus tem para as nossas vidas!
    Aprecio o seu trabalho, e o do seu irmão!
    Que Deus lhe ilumine com seu Santo Espírito lhe dando a sua Santa Unção para seu Belo Dom e que Deus lhe abençoe sempre! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson! Obrigada pelo comentário, achei oportuno compartilhar esse texto pela ocasião da Quaresma =) que bom que te ajudou a refletir! Abraço!

      Excluir
    2. Eu que agradeço pela sua reflexão! Mas que bom que pude ser útil! Abraço!

      Excluir