A verdade abre portas!

22:14 Ticiana Souza 2 Comments

Dizem que a verdade dói. Mas precisamos concordar que a mentira dói e corrói, estraga, mata aos poucos... Prefiro confiar que a verdade liberta. Abre portas.

Nem sempre é fácil encarar o que não é bom, o que a gente não desejava. É mais fácil mentir, esconder, do que dizer: eu me sinto assim, eu não sei fazer isso, eu não quero isso pra mim. É mais gostoso ser querido do que não ser aceito. Mas fácil fugir do que eu não sei lidar, do que encarar o processo de mudança.

Dizer a verdade ou a mentira está muito ligado em como lidamos com nós mesmos. Presta atenção nas crianças, elas são verdadeiras. Elas falam o que sentem, o que veem de verdade, na lata. Não tem uma bagagem que possa influenciar o que ela vê, na verdade ali estampada. Ela ainda é pura, não sofre tantas influencias.

Mas aí a gente cresce, ganha malícia, traumas, interesses, egoísmo... E tudo se torna relativo. Eu falo aquilo que me cai bem, o que me favorece, o que me dá algo em troca. O que não vai mexer em coisas que eu sei que doem, que eu não tenho coragem de mudar, que é mais fácil esconder.
O mais triste é constatar que isso nos envolve de uma forma tão forte, que não enxergamos mais a verdade, mesmo quando ela está estampada em nós.

Cada vez que omitimos a verdade a alguém, deixamos marcas no outro que talvez demorem a sair.
Cada vez que temos a caridade de falar a verdade curamos feridas. Não estou aqui incentivando ninguém a “vomitar” sermão em ninguém. Mas a verdade que cuida, que faz crescer, que amadurece, a verdade no amor. Essa cura, transforma.

Cada vez que omitimos a verdade pra nós mesmos, cavamos buracos profundos dentro de nós.
Cada vez que temos a coragem de olhar para nós mesmos, para nossa vida e encarar a nossa verdade, ganhamos VIDA.
Nossos lados escuros, nossos defeitos, nossos limites, tudo o que nos incomoda deve ser encarado com verdade, no amor. E cada virtude e dom deve ser valorizado para que eu encontre forças para amar quem eu sou e a partir daí, querer ser curado, transformado.

Dizer a verdade. Encarar a nossa verdade é sair do comodismo, é evoluir, amadurecer. E como dói saber que eu sou assim, que magoo os outros por causa disso ou daquilo. Como dói saber que outro não é bem como eu achava que fosse.

Dói sim, mas me dá a oportunidade de lidar com o que é real, concreto. Me dá a chance de amassar o barro velho, e começar a construir algo novo. Afinal, cansa olhar para os lados e ver que quase tudo é sempre mais do mesmo. Que nada muda. Que só as mentiras são novas.

A verdade liberta. A verdade abre portas. A verdade e a caridade podem transformar o que era velho e cansado, em algo novo e pronto pra recomeçar. Como eu tenho experimentado isso na vida!
Todas as vezes que eu deixei meu orgulho de lado, abri meu coração, mostrei minhas verdades, mesmo que limitadas e feias, eu só ganhei! Abri portas de amor, de amadurecimento, de novas oportunidades, ganhei pessoas incríveis, fiz experiências inesquecíveis.
Dói ter que aceitar que eu preciso mudar, que eu não sou tudo isso que você achou, mas como faz bem ser aceito como sou, porque eu ganho a chance de aprender e ser muito melhor...

Que eu nunca feche a porta que me faz enxergar quem eu sou de verdade, para que eu nunca desista de ser melhor e de acreditar que o outro pode ser melhor também.


Cantando eu espero, o que vem pra ficar...  

2 comentários: