Eternamente responsável por aquilo que cativas

12:28 Ticiana Souza 2 Comments


Assisti ontem, mais uma vez, ao filme do Pequeno Príncipe, foi bom pra pensar na vida, nas escolhas, nas amizades e no que eu preciso melhorar.

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."

Assim diz o escritor do livro, Antoine de Saint-Exupéry, e fico pensando no tempo que tenho dedicado a cada coisa, pessoa, situação em minha vida.
Fiquei pensando que algumas vezes não há rosas, apenas espinhos, e como é difícil me dedicar somente aos espinhos. Como é ruim só oferecer espinhos.
Às vezes é preciso dar um tempo, esperar o tempo da poda, que é a porta de entrada para que tudo floresça novamente.

Não é fácil lidar com os espinhos das rosas que cativamos, muito menos entender os tempos de podas que são necessários em nós e nos outros, mas faz parte do processo de amadurecimento da vida.


 Pensando assim, eu concordo com Saint-Exupéry que diz:

"Não exijas de ninguém senão aquilo que realmente pode dar."

É preciso paciência, humildade, dedicação, e principalmente, reciprocidade! Não é fácil, mas é preciso buscar cada coisinha dessas para cativar um coração. É preciso entender cada processo, e como isso é difícil, como isso pode deixar marcas dolorosas.
É preciso ter muita atenção e cuidado quando for cativar um coração, isso não é simples, nem brincadeira de criança.

Mas se há amor de verdade, com o tempo aprendemos a lidar com as limitações de cada um, a entender que todos nós temos muito a aprender, a perdoar, a curar, a amar...

E por mais que seja difícil cultivar algumas rosas e seus espinhos, e por mais que meus espinhos às vezes sejam maiores que minhas rosas, uma coisa não se pode mudar:

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Você pode até deixar de cultivar, mas ao seu redor você sempre encontrará recordações e sinais do que você cativou...

Que Deus me ajude a ser uma pessoa melhor aos meus amigos, menos espinhos, mais rosas... Amém!

2 comentários: