Sobre os presentes que o passado me deu...

11:48 Ticiana Souza 0 Comments

Diz a ciência que cada ação tem uma reação, e apesar de eu odiar as aulas de físicas, devo admitir que vivo isso em minha vida, muito além das teorias.
Cada ação, decisão que fazemos gera uma reação, uma consequência em nossa vida e na vida do outro, no mundo do outro. Uma palavra, um gesto, deixa marcas, lembranças – boas ou péssimas - que podemos levar pro resto da vida.

Eis o ponto do meu pensamento desses dias: será que nós temos consciência das marcas que estamos deixando por aí e as que estamos levando em nossa bagagem da vida?
Algumas coisas podem até parecer insignificantes, essas do tipo superficiais e passageiras, que “não tem nada a ver”, qual o problema de dizer/fazer isso, viva o momento (adoro essa #sqn). Mas depois de um certo tempo, olhando pra trás e pra dentro de mim, percebi que sim, cada uma dessas ações, pequenas ou grandes, deixaram marcas enormes em mim.

E não são só lembranças de um passado distante, são como pedrinhas que entram no sapato e que mudam o meu jeito de caminhar, ou até mesmo direcionam ou facilitam o caminhar. E eu penso: ah! Se eu tivesse noção de que isso influenciaria toda a minha vida no futuro, talvez teria agido de outra forma.
É algo que alguns chamam de ganho secundário, que faz por exemplo, uma mulher não conseguir emagrecer, porque havia um ganho secundário em não conseguir, que era manter-se "menos atraente", porque na verdade ela tinha um trauma forte no que diz respeito à relação com homens. Já parou pra pensar que isso pode acontecer mais do que se imagina?


Quando me deparei com isso numa conversa com um amigo “filósofo”, comecei a pensar em tantas e tantas marcas que certas ações mal pensadas ou não, deixaram em mim e que estão influenciando diretamente nas minhas escolhas no HOJE.
Não é fácil olhar para si, muita gente tem medo e até mesmo preguiça, prefere a vida cômoda. Mas uma vida cômoda não é sinônimo de vida confortável. E quanto mais caminhamos e nos abrimos para descobrir cada uma dessas marcas e ganhos secundários que nos acompanham, mais vamos nos libertando de traumas, marcas e construindo um futuro mais livre, mais leve pra se viver.

Hoje eu paro para refletir não só sobre as minhas ações comigo mesma, mas com os outros. As palavras tem forças, alguns olhares marcam profundamente, e as ações podem transformar belezas em desastres.
Antes de agir, pense em qual reação isso pode causar no outro e na sua própria história. E quanto mais cuidado você tiver, mais livre será de marcas do passado. Quanto mais se libertar e tiver a capacidade de se conhecer e ser sincero com você mesmo, você atrairá mais situações e pessoas que tem o mesmo pensamento.

Talvez a vida seja esse caminho de escolhas, de ganhos e perdas, onde todo dia eu olho para a minha bagagem, fico com o que convém, jogo fora o que só me pesa e não agrega, pra ir construindo quem eu sou. 

0 comentários: